Presença Internacional na Palestina - primavera 2002
Palestina homepage
Tactical Media Crew homepage
homepage Correspondência primavera 2002


Correspondência dos territórios ocupados


O que significa toque de queda

corrispondência do campo de Deheishe, hora 10.30

perguntavam-nos: o que é que significa toque de queda?

Bloqueados da cerca 35 minutos no centro cultural IBDAA por uma guerra sem trégua que está revolvendo Belém, eu e uma outra pessoa resolvemos ir apanhar um bocado de ar e dar uma olhadela para ver o quanto fosse apertado o toque de queda.

Saímos. O céu está cinzento e chove, mas o ar é fresco e agradável, a "liberdade" é fresca e agradável, é bom poder respirar enchendo bem os pulmões e sentir a chuva. "podiam interromper o toque de queda por um bocado!" pensamos em uníssono, imaginando de arranjar sigarros e de dar um passeio com a máquina fotográfica.

Depois vimos três jornalistas a andar lentamente ao longo da rua à nossa frente, com a intensão de tirar fotografias ao resultado de um dia de guerra. Então parecia mesmo que as nossas possibilidades aumentassem sensivelmente!!! "Pessoas que andam pela rua!" pensamos. Começamos por deixar o pórtico onde estamos e damos uma olhadela pela rua, vagabundando por uns dez metros. E depois...uma rajada...soldados do exército israelita estão a disparar aos três jornalistas que tinhamos visto a andar pela rua. Já não os conseguimos ver agora.

Voltamos "a voar" para dentro do centro Ibdaa, a rir como malucos pela migalhinha de liberdade que tinhamos tido, dando-nos conta do quanto fosse mais uma ilusão do que outra coisa. Duma certa forma é hilariante.

Então, os tiros de metrelhadora apróximam-se. Alguns tiros chegam à porta pela qual entrámos mesmo agora, e uma das janelas que deixa entrar a luz nas escadas parte-se atravessada por uma bala. A bala faz ricochete na parede, explodendo na parte de baixo das escadas. Então, pensando bem, começamos a acreditar que afinal o toque de queda ainda não acabou.


Dehesihe,
Belém ocupada por Israel


40